Conhece os… "pretertipos" da BMW?!
A palavra "pretertipos" diz-lhe alguma coisa?... Não, não é uma gralha na palavra protótipos, embora faça parte do processo de criação automóvel e esteja "a montante" daqueles "show car" que brilham nos salões automóvel e nos fazem sonhar. Os "pretertipos" foi algo que a BMW – assumidamente, mas seguramente também outras marcas – passou a usar para simplificar as tomadas de decisão, em relação a novos caminhos, não só a nível do "design" mas até de novos conceitos.
Com os "pretertipos" há duas grandes vantagens, a da maior rapidez em ter algo para mostrar e não ser necessário construir uma maqueta real que seria bastante mais cara. Um dos exemplos foi uma ideia para um pequeno atrelado para automóveis eléctricos que transportaria mais baterias, aumentando assim a autonomia. A história foi contada pelo "Automotive News" que cita Rainer Daude, responsável da marca para as tecnologias do futuro: "Os asiáticos foram mais diplomáticos, os europeus mais directos, mas a resposta foi a mesma: ninguém gostou daquilo!".
Outro exemplo em que foi utilizada a técnica do "pretertipo" foi no conceito recentemente revelado pela BMW de uma estrada sobrelevada por onde apenas circulariam veículos eléctricos de duas rodas. Chamou-lhe Vision E3 Way, nasceu no seu gabinete tecnológico de Xangai e é, basicamente, uma rede de estradas elevadas que ligam grandes parques de estacionamento, centrais de transportes e centros comerciais, sendo reservadas a veículos de duas rodas, eléctricos e com velocidade limitada a 25 km/h.
Além de visões de futuro mais ou menos longínquo, a técnica do "pretertipo" tem sido usada, mesmo que internamente, na primeira abordagem a protótipos como o da "scooter" futurista Concept Link ou o mais recene i Vision Dynamics, a berlina eléctrica equivalente a um Série 4 Grand Coupé.
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